terça-feira, 7 de abril de 2009

AudioVisual e Educação

Algumas das principais possibilidades de relação entre as linguagens audiovisuais e a educação envolvem:Análise da produção audiovisual

- Conhecimento do histórico e das características de linguagens cinematográficas e televisivas no intuito de estimular a análise de obras audiovisuais, compreendendo seu processo de produção e sua função social, a relação entre a forma e o conteúdo das obras, além do desenvolvimento da sensibilidade para questões ideológicas da representação visual.

- A valorização do repertório audiovisual dos estudantes - tais como filmes, programas de TV, propagandas, novelas etc - pode revelar-se como uma estratégia interessante e envolvente para a realização de análises críticas e debates acerca dos conteúdos e da forma como são tratados determinados temas pelos meios de comunicação.
Sobre história do cinema e da fotografia visite Mnemocine História e Pesquisa Audiovisual
Criação, Organização e Gestão de Acervos

· O desenvolvimento da "cultura de acervo" no meio escolar pode ser estimulado através de contínua alimentação, organização, manutenção e uso de um repertório amplo de filmes, vídeos, fotografias e fitas de áudio em aulas, pesquisas disciplinares de alunos e professores, organização de eventos culturais na escola e na comunidade, preservação da memória comunitária, entre outras possibilidades.
* Leia também o texto "Cultura de acervos"
Utilização da câmera como mediação do objeto de estudo
- A compreensão de que a câmera pode mediar a relação dos estudantes com os conteúdos abordados e que gravar e registrar uma imagem é constituir um signo para uma futura emissão/recepção, possibilita propor aos jovens e educadores abordagens participativas de construção do objeto de estudo, contribuindo no processo de elaboração e desenvolvimento de trabalhos escolares, pesquisas, aulas práticas, estudos do meio e etc..
Realização de roteiro e gravação de vídeos, registros de eventos etc.

- A introdução dos conceitos básicos de elaboração de projetos audiovisuais que possam auxiliar na documentação, na elaboração de empreendimentos em uma perspectiva de trabalho a médio e longo prazo e/ou o desenvolvimento de um projeto de vídeo, permite a constituição de um espaço amplo de discussão acerca de um tema ou objeto de estudo.

- A realização de uma obra audiovisual pode tornar-se elemento catalisador no envolvimento dos estudantes e educadores em tarefas multidisciplinares.

- A familiarização com a captação de vídeo e os desdobramentos de sistematização do material gravado, possibilita o contato com questões éticas, técnicas e de linguagem que envolvem a confecção do roteiro e a preparação da edição.
Para saber mais sobre técnica e linguagem do cinema e da fotografia visite Mnemocine/Técnica
Organização de eventos, cineclube e mostras temáticas de vídeo, cinema e fotografia

- A atividade cineclubista tem uma larga tradição na cultura brasileira e seu resgate pelas escolas pode oferecer uma inesgotável fonte de formação cultural e de cidadania. A mobilização de estudantes e professores na realização de mostras temáticas, desenvolvimento de debates e outras atividades, possibilita a integração da escola com os pais de alunos e a comunidade local, tornando-a centro de promoção cultural.
(Flávio Brito e André Costa - agosto 2002)

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