Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, o autor faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza nãoseqüencial e não-linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.
MARCUSCHI, LUIZ ANTONIO. Linguagem & Ensino, Vol. 4. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Disponível em <http://www.pucsp.br/~fontes/ln2sem2006/f_marcuschi.pdf>. Acesso em: 16 de Abril. 2009.
Com base neste resumo, construa um texto em que sejam problematizadas idéias sobre a educação nesse novo contexto da informação.
a) O texto deverá ser produzido e postado no blog de cada equipe.
b) Na composição do texto, cada grupo deverá articular as informações produzidas pelos outros grupos através de HiperLinks. Não se trata somente de copiar e colar, mas sim da "tecelagem" de um texto onde as idéias dos outros ajudarão a fortalecer seus argumentos.
c) Atentar para as normas da ABNT(citações diretas, indiretas, bibliografia etc, etc, etc...)
d) Bom trabalho
p.s: Serão avaliadas as qualidades do texto, as articulações com o tema e o conhecimento do assunto.
0 comentários:
Postar um comentário