quinta-feira, 23 de outubro de 2008

JOGOS INFORMATIZADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA


Até que ponto os obstáculos presentes na implantação de jogos informatizados no ensino da Matemática prejudicam o aluno?

Todos os dias, as pessoas estão envolvidas em situações nas quais é necessário contar, adicionar, subtrair, comparar etc. Por isso o conhecimento matemático constitui uma ferramenta de grande aplicação e deve ser explorada de forma ampla no ensino fundamental e médio, desenvolvendo no aluno a estruturação do pensamento, a agilidade do raciocínio e a capacidade de resolver problemas.
As tecnologias atuais ultrapassam em velocidade e distância o imaginável de algumas décadas atrás, os computadores permitem armazenar e fornecer informações em quantidade e rapidez, e quase tem deixado fora de uso as bibliotecas e demais fontes de informações tradicionais.
Os jogos informatizados são programas desenvolvidos para lazer e diversão, mas, também podem ser utilizados com finalidade educacional por trazerem implícitos aspectos pedagógicos funcionando como fonte de aprendizagem. Em grande parte, as atividades com jogos informatizados são mais motivadoras e socializadas que as práticas normais de sala de aula, pois, os alunos deixam de somente ouvir as explicações do professor e passam a interagir com o jogo e seus colegas, criando também seus métodos de aprendizagem. Essas atividades são muito importantes para as experiências (erros, incertezas e construções) e contribui de forma significativa para desenvolvimento do aluno.
Diante disso, o professor não pode permanecer insensível ao uso dos jogos informatizados, pois, além de levar o aluno a perceber a importância dos recursos tecnológicos na sociedade atual, o uso dessas tecnologias, quando bem explorado, pode trazer grandes contribuições para o processo de ensino aprendizagem.
Porém existe uma série de dificuldades no processo de interação entre sala de aula e o trabalho com a tecnologia, na utilização dos jogos informatizados.

Fragmento do Projeto "JOGOS INFORMATIZADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA" elaborado por
CARLIANE BOMFIM, JOÃO AMORA, MANOEL SANTANA FILHO
Alunos do terceiro período do curso de licenciatura em matemática na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP)

0 comentários: