quinta-feira, 15 de abril de 2010

Turma de História - Trabalho

A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB)

Ranços e avanços

Papirus, Campinas, 1997. 22ª ed. 2010. (Caixa Postal 736. 13001-970 Campinas, SP. Fone: 019-2724500. www.papirus.com.br

A) Índice:

Introdução. 1. Lei sim, rígida não, ou a mão do Senador. 2. Faces positivas da LDB: compromisso com avaliação; visão alternativa da formação dos profissionais da educação; direcionamento de investimentos financeiros para valorização do magistério; outros aspectos positivos. 3. Ranços da LDB: visão relativamente obsoleta de educação; a velha universidade continua resistindo; atrasos eletrônicos; alguns problemas com o mundo do trabalho. Conclusão. Bibliografia.

B) Resumo:

Análise crítica da nova lei de educação (Lei de Diretrizes e Bases - LDB), contemplando aspectos positivos e negativos, em particular a postura obsoleta diante da educação. Lei em ensino, não de educação. Tendência de autodefesa da universidade. Falta de compromisso adequado com o direito de aprender. Ambiente instrucionista da lei - aumentou os dias letivos para 200 ao ano, sem vincular com a aprendizagem e supondo que aumentar aulas coincida com aumentar a aprendizagem. Falta flagrante de noção adequada de aprendizagem e conhecimento.







Trabalho:

Grupo de discussão de Organização da Educação Básica:

01- Separar em grupo com 5 alunos
02- Sortear os temas entre os grupos

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Temas:

1. Lei sim, rígida não, ou a mão do Senador.
2. Faces positivas da LDB: compromisso com avaliação;
3 - visão alternativa da formação dos profissionais da educação;
4- direcionamento de investimentos financeiros para valorização do magistério;
5- outros aspectos positivos.
6. Ranços da LDB: visão relativamente obsoleta de educação
7- a velha universidade continua resistindo;
8 - atrasos eletrônicos;
9 -alguns problemas com o mundo do trabalho.

Data de início das apresentações: 29/04

O professor

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